Pneumonia causas sintomas e tratamento

Os sintomas da pneumonia podem ser facilmente percebidos, consulte um médico para saber qual é o melhor tratamento para a doença.

pneumoniaA pneumonia é uma doença séria que requer cuidados especiais, muitas pessoas acreditam que ela pode ser uma gripe mal curada, mas nem sempre é assim. Ela pode causar até a morte, principalmente em crianças e idosos que possuem a imunidade do organismo baixa e podem não corresponder ao uso dos antibióticos, ela causa pequenos sacos de ar chamados alvéolos no pulmão, estes sacos ficam inflamados e inundam de fluído.

Esta doença pode acontecer em qualquer faixa etária, existem várias formas de contrair a pneumonia e também diversos tipos da doença, ela pode ser causada por bactérias, por fungos, parasitas ou vírus, além de poder ser uma consequência de irritações físicas ou químicas nos pulmões, ela pode ser causada pelo abuso de álcool, câncer de pulmão, entre outras doenças.

Algumas causas são desconhecidas e geralmente são ocorridas pela invasão de micro-organismo fazendo com que o sistema imunológico tenha uma resposta rápida causando a pneumonia.

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns da pneumonia incluem a dificuldade de respirar, dor no peito e tosse com expectoração de cor intensa, tremores que podem ser a consequência de uma febre alta, em alguns casos pode haver a expectoração acompanhada de sangue, além de dor de cabeça, dores musculares, nas articulações, perda do apetite, vômito, alterações no humor, pele azulada, náuseas, entre outros.

homem tossindo

Em idosos os sintomas podem ser diferentes, como falta de equilíbrio, tonturas, confusão mental entre outros, algumas crianças podem apresentar sonolência e irritação. A pneumonia é diagnosticada através de exames através do catarro, tomografia, raio-x entre outros exames realizados com o acompanhamento médico.

Tratamento da pneumonia

O tratamento pode ser simples com o uso de antibióticos, porém dependendo do tipo da pneumonia que será diagnosticada de acordo com os exames feitos pelo médico podem necessitar de outros tipos de medicamentos, as pessoas com problemas respiratórios como bronquite podem precisar de um tipo de tratamento mais específico já que o quadro muda para uma broncopneumonia e pode ser mais grave.

medico e paciente

É preciso repouso absoluto para o paciente em tratamento, existem vacinas para certos tipos de pneumonias, para prevenir pode ser bem simples, se alimentando corretamente, mantendo uma alimentação saudável é mais fácil de manter o organismo imune de bactérias. Nas épocas mais frias como no outono e inverno é mais comum a incidência de pneumonia, isso porque aumenta a aglomeração de pessoas em um único ambiente fechado.

Lave sempre bem as mãos antes de se alimentar, conversas com as pessoas, quando estiver em ambientes públicos, evite locais fechados com pouca circulação, evite o contato com pacientes doentes que estejam com gripe, resfriados ou mesmo pneumonia, consuma muita água, evite sair sem agasalho nos dias mais frios em ambientes abertos, sair do banho quente e não se agasalhar.

O contato direto pela fala, espirro ou tosse de pacientes com pneumonias deve ser evitado, lembrando que a pneumonia deve ser tratada imediatamente, ela pode ser bem simples se descoberta no início, porém quando o quadro avança pode haver a piora e a dificuldade de tratamento causando até a morte.

Para mais informações sobre a pneumonia, assista ao vídeo do Youtube:

Veja mais sobre pneumonia

Publicado por Lucimari
Revisado em 07/08/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar