Quais são os tipos de células

As células representam a menor porção de matéria viva, o corpo humano é constituído por aproximadamente 10 trilhões de células.

celulasO nosso organismo é composto por vários tipos de células, das mais variadas espécies, que juntas formam os nossos órgãos, que por sua vez constituem o nosso sistema como um todo.

Existem as células eucariontes e as procariontes, as eucariontes são as que possuem carioteca (membrana nuclear) que são as plantas, animais e os fungos, já as procariontes são as que não possuem, são as algas azuis e as bactérias.

Dentro dessa classificação há os tipos de células, vejam alguns presentes no nosso organismo: Olhos: bastonetes, cones; Osso: osteoclasto, osteoblasto; Músculo: células de sarcomero, fibroblastos; Cérebro: micróglia, célula dendrítica, neurônio e célula de Schawn; Sangue: eritrócito, monócito, linfócito T, linfócito B, macrófago, basófilo, trombócito. Veja abaixo mais informações sobre quais são os tipos de células.

Células Procariontes

As células procariontes, conhecidas também como procariotas são extremamente diferentes das células eucariontes, mas ambas são de extrema importância para o organismo. A sua principal característica é a falta de carioteca pelo fato da ausência de algumas organelas e pelo seu pequeno tamanho. Acredita-se que isso acontece devido ao fato de não possuírem compartimentos membranosos que são originados pela invaginação, a este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais.

Célula procarionte  

Células Eucariontes

As células eucariontes também conhecidas por eucariotas ou eucélulas, são mais completas que as procariontes, uma grande parte dos animais e plantas que conhecemos possuem essas células, possivelmente as mesmas surgiram de um aperfeiçoamento das células procariontes, mas é impossível avaliar quanto tempo elas levaram para chegar a essas melhoras, o que se torna mais provável é que tenha demorado milhões de anos.

Célula eucariótica

Existem no nosso corpo cerca de 130 tipos de células, entre as células variantes e as células básicas. Podemos ainda citar as adipócitos, exócrinas e merócrinas, células glandulares endócrinas, mioblasto cardíaco, entre muitas outras.

Publicado por Caroline
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • duke anonimo

    05/10/15

    Muito bom me ajudou bastante
    responder
  • weslley gregório lobo

    05/10/15

    Muito bom
    responder
  • antonio macupe

    17/03/14

    Me ajudou muito adoro te
    responder
  • millene martins de oliveira

    11/03/14

    Eu queria saber qual o tipos de celulas dos animais
    responder
  • carla righi

    25/02/14

    Eu estou no cesto ano e adorei isso hoje 252\14 foi meu segundo dia de aula e tudo q minha professora explicou na aula tem em melhores explicações aqui parabéns a todos os organizadores desse blog :)
    responder

Comentar