Quando fazer o teste de gravidez?

Se você tem dúvidas se está grávida, saiba quando fazer o teste de gravidez e qual teste é o mais recomendado e confiável.

Mulher pensandoMuitas mulheres sentem dúvidas na escolha do teste de gravidez e quando o fazer para confirmar uma gestação. Geralmente o teste de gravidez é feito quando há o atraso da menstruação, mas como algumas mulheres são desreguladas só vão perceber uma gestação quando os primeiros sintomas aparecem como enjoos, náuseas, dor e inchaço das mamas, manchas na pele, cansaço, dor abdominal, aversão a odores, aumento da urina entre outros sintomas que variam de mulher para mulher.

Saiba mais sobre o que é o teste de gravidez e quando pode ser feito.

O que é o teste de gravidez

Os testes de gravidez, tanto o de farmácia quanto o de laboratório são usados para confirmar uma gravidez. Os dois tipos de testes de gravidez irão detectar a presença do hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG) no organismo da mulher, pois este hormônio só é produzido pelo organismo quando há uma gestação.

O teste de farmácia é feito através da urina da mulher e é qualitativo, ou seja, não irá medir o tempo de gestação e apenas mostra sua presença ou não, já o exame de laboratório é feito com o sangue da mulher e pode mostrar de quanto tempo é a gestação.

Teste de farmácia

Teste de gravidez quando pode fazer

Geralmente o teste de gravidez é realizado quando há o atraso da menstruação ou quando surgem os sintomas, mas é importante avaliar bem o teste que será feito. Como dito acima na gravidez a mulher produz o hormônio HCG, conforme a gravidez avança mais hormônio é produzido, por isso o recomendado é que o teste de gravidez de farmácia seja feito 15 dias após o atraso menstrual, pois assim não correrá riscos de obter um resultado duvidoso.

Já o teste de laboratório irá detectar a presença do hormônio pelo sangue, podendo ser feito até uma semana depois do atraso menstrual. Por o teste de laboratório ser mais sensível ao hormônio HCG ele é mais recomendado e confiável que o teste de farmácia.

Exame de gravidez de sangue

O mais importante é que a gravidez seja confirmada o mais rápido possível, pois a mulher pode dar início ao pré-natal que irá avaliar a saúde do bebê e da mãe em todos os estágios da gravidez.

Saiba mais sobre gravidez

Publicado por Talita
Revisado em 06/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades