Queloide o que é

O queloide é uma cicatriz imperfeita que pode surgir por diversas razões na pele. Saiba mais sobre o queloide no Blog Brasil.

Queloide nas costas

Durante o processo de cicatrização, após uma cirurgia ou um corte mais profundo, a pele pode ser afetada pelo aparecimento de um queloide, que é uma cicatriz esteticamente indesejada e que pode incomodar muitas pessoas principalmente quando aparece em regiões do corpo mais exposta.

Apesar de o queloide ser benigno e não contagioso é um problema estético de grande importância para quem tem. Saiba mais sobre o que é queloide, causas e como se livrar dela.

O que são queloides?

A pele é o maior órgão do corpo humano e quando a pessoa sofre algum tipo de lesão seja por um corte, arranhão, cirurgia e até mesmo tatuagem, este espaço agredido naturalmente aumenta sua atividade de multiplicação celular, sendo um processo totalmente normal para que o local afetado se renove.

Só que em algumas pessoas, as células que deveriam apenas preencher o local lesionado extrapolam os limites e continuam se “reproduzindo”, mesmo após o preenchimento do espaço, dando origem ao queloide. Então os queloides são um aumento do volume das células de um tecido, que ocorre em lesões onde deveria ter apenas uma cicatriz normal.

O queloide manifesta-se como um inchaço endurecido, cor rosada, com coceira e em alguns casos pode ser doloroso. Pode ocorre em qualquer região do corpo, mais frequentemente na região peitoral, tronco superior, lóbulos da orelha, ombros, mas raramente pode surgir nas mãos, pés, axilas e no couro cabeludo.

Cicatriz de queloide

O que causa queloides?

Não se sabe exatamente o que leva uma pessoa a desenvolver a queloide, mas surgem mais comumente em pessoas com idade entre 10 a 20 anos, pessoas de pele mais escura e quando apresentam um histórico familiar devem ficar atentos com queimaduras, acne, furos na orelha, tatuagem, colocação de piercings, cortes, locais de vacinação entre outras coisas que podem causar algum tipo de ferimento na pele.

Queloide na orelha

Tratamento para queloides?

O tratamento para queloide irá depender do local afetado e do tamanho do queloide que a pessoa apresenta. O primeiro passo é tomar alguns cuidados com a área lesionada, por exemplo, evitar a exposição ao sol através do uso de protetor solar, além de evitar outro tipo de ferimento na região já com queloide.

Existem alguns tratamentos eficazes como a combinação da cirurgia associada à aplicação de cortisona. Alguns médicos também podem indicar pomadas que irão aliviar os pruridos e evitar que o queloide continua crescendo. O resultado do tratamento irá variar de uma pessoa para outra.

Tratamento para queloide

Caso o queloide não seja tratado de forma correta, os sintomas podem se agravar e trazer maiores problemas, por isso a qualquer suspeita de um queloide não hesite na procura de um médico.

Publicado por Haline
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar