Religiões mais antigas do mundo

As religiões mais antigas do mundo ultrapassaram gerações e são repletas de adeptos até hoje, conheça suas peculiaridades.

mundo e religiões

São inúmeras as religiões espalhadas pelo planeta e por suas diversidades fica difícil atribuir um conceito exato para entender o que é a religião. O que não se pode negar é que a religião é um conjunto de princípios, conceitos, crenças e filosofias relacionados à prática da fé e devoção ao que é considerado sagrado.

Não se tem precisão quanto a números e datas precisas para a quantidade de adeptos e origem das religiões, o que se tem são apenas estimativas. As religiões mais antigas ainda possuem grande número de seguidores e com o tempo deram origens a muitas outras vertentes baseadas nos mesmos fundamentos.

Hinduísmo

A maioria das pesquisas na área garantem que o hinduísmo é a religião mais antiga do mundo. Mais de 80% da população da Índia adota esta crença há mais de 3500 anos. Os primeiros textos sagrados do Hinduísmo são os chamados Vedas, porém sua origem tem fundamentos criados na pré-história.

O Hinduísmo não teve um fundador determinado e reuniu diversas seitas que cultuam vários deuses e divindades. Os mais importantes são Brahma, que representa o princípio criador, Vishnu,  deus do sol, e Shiva, o deus das tempestades.

Hinduísmo

Dentre os principais conceitos do hinduísmo está a ideia de que nossa vida na Terra é um ciclo eterno de nascimentos, mortes e renascimentos. A maioria dos hindus são vegetarianos pois acreditam não haver diferenças entre os seres humanos e os animais. Muitos seguidores possuem um santuário em casa para a prática da meditação e da oração, pois através disso acreditam se comunicar com o Brahma.

Budismo

No início o budismo se desenvolveu como uma vertente do hinduísmo, devido a seguir os mesmos ensinamentos de Sidarta (Buda) e seus discípulos, por volta de 2500 anos atrás. Asoka (273 - 232 a.C) foi um dos grandes líderes e o principal incentivador dessa crença, contribuindo para que a Índia até conseguisse estabilizar sua estrutura política e social da época.

As poucos o budismo foi adquirindo inicialmente adeptos na Ásia Central, China, Coréia e Japão até se espalhar por todo o planeta. Os escritos budistas são bastante complexos e variados e, por isso, existem pequenas doutrinas dentro do mesmo pensamento budista.
busdismo
No budismo não existe um deus criador, o que existe como princípio fundador é a Lei da Originação Dependente, a qual afirma que todos fenômenos estão ligados entre si por uma complexa cadeia de interdependência.
Para o budismo, o desejo é ignorância e este é o principal causador de sofrimento no mundo. Ao seguir os ensinamentos de Buda alcança-se a libertação do desejo e consequentemente do ciclo de morte e renascimento, ou seja, não é mais preciso renascer.

Judaísmo

O judaísmo é a primeira religião a acreditar em somente um deus criador do mundo e de tudo que existe. As escrituras que fundamentam os princípios judaicos estão no Antigo Testamento da Bíblia e ditam o povo judeu como herdeiro e mantenedor do patriarca Abraão. Acreditam na vinda de um salvador ou Messias que traria paz e justiça para o mundo e reuniria em Israel todos os seguidores dessa crença

Os preceitos que se encontram na Torá (espécie de Bíblia judaica), sejam de ordem espiritual, moral ou religiosa fundamentam-se nos Dez Mandamentos de Moisés, o mensageiro de Deus, e estabelecem a prática religiosa dos judeus. Os responsáveis pela compilação, estudo, interpretação e disseminação dos ensinamentos e princípios judeus são os rabinos.

judeus
As sinagogas são os lugares de concentração e prática do culto judaico ministrados pelos rabinos. Além do hábito de culto nas sinagogas, os judeus possuem rituais domésticos e de vida cotidiana como o shabath (o descanso semanal) e as especificações alimentares.

Uma pesquisa realizada este ano pelo Escritório Central de Estatística de Israel estipula uma estimativa de 13,3 milhões de judeus no mundo.

Cristianismo Católico Apostólico Romano

Tida como uma Igreja monoteísta, todo seu princípio baseia-se nos ensinamentos de Jesus Cristo, filho enviado de Deus, e da Virgem Maria, sua mãe, descritos na Bíblia Sagrada pelos apóstolos de Jesus para que o homem possa atingir o Reino de Deus.

Acredita ser a única Igreja estabelecida por Deus para salvar os homens, como define o próprio termo "católico", que significa universal em grego. Sendo assim, a Igreja Católica, através o Evangelho de Jesus Cristo prega e administra os sacramentos ministrados por seus sacerdotes a serem seguidos pelo homem.

cristianismo
Sua organização é constituída de bispos e padres celibatários e um Papa, Bispo de Roma, como autoridade espiritual que se baseia na doutrina da  ‘sucessão petrina’, ou seja, são herdeiros espirituais de São Pedro.

A Igreja Católica sofreu um grande declínio da sua influência nos últimos anos. Dentre os principais fatores para isso estão o fato de outras religiões ganharem adeptos pelo mundo mas, principalmente pelo conservadorismo ferrenho que ainda mantém nos dias de hoje.

Para saber mais assista ao vídeo do canal do Portal ZUN no YouTube Símbolos religiosos e seus significados:

Publicado por Lucimari
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar