Saiba tudo sobre primeiro mês de gestação

Saiba como é o desenvolvimento do seu bebê no primeiro mês de gestação, quais os cuidados e a melhor alimentação para está fase.

Mulher pensando em bebêA gravidez é um momento esperado por muitas mulheres, e é neste período que muitas transformações ocorrem no corpo da futura mamãe. Geralmente o primeiro mês de gestação passa despercebido e muitas acabam confundindo os sintomas de gravidez com os sintomas da menstruação. Por isso muitos médicos recomendam que antes de querer engravidar é importante que o acompanhamento seja feito para evitar consequências que uma gravidez não planejada pode trazer.

Saiba tudo sobre o desenvolvimento de bebê no primeiro mês de gestação, os cuidados e a alimentação.

Bebê no primeiro mês de gestação

A primeira semana de gestação é a sua última semana de menstruação, pois como não é possível saber exatamente o dia em que o óvulo foi fecundado, usa-se o primeiro dia de sua última menstruação como uma referência para dar início à contagem das semanas de sua gestação. Quando a fecundação ocorre o zigoto será direcionado para o útero, e irá passar por diversas divisões semelhantes a uma bola compacta de células sempre duplicando seu tamanho a cada 12 horas.

Após este estágio, a placenta e o cordão umbilical começam a se formar, para que proporcionem a respiração, nutrição, excreção de resíduos, produção e transferências de hormônios para o feto. O saco gestacional onde se encontra o líquido amniótico também é formado nesta fase, para proteger o bebê de traumas e infecções. No final do primeiro mês já é possível ver a cabeça se destacando do tronco e distinguir um esboço dos olhos, orelhas e boca. Nesta fase o sue bebê mede cerca de 4,5 mm e pesa menos que 1g.

Embrião em formação

Cuidados no primeiro mês de gestação

O primeiro mês de gestação é o mais instável e é quando acontece à maioria das perdas do feto, por isso todos os cuidados neste período são fundamentais para a saúde do futuro bebê e também da mamãe. É nesta fase que a mãe precisa ter o acompanhamento de um médico frequentemente, pois é neste período que ocorrem as doenças maternas que são a anemia, pressão alta, infecções, insuficiência da placenta, diabetes entre outras.

As atividades físicas moderadas e sob acompanhamento profissional é muito recomendado na gestação para melhorar a frequência cardiorrespiratória, diminuição do estresse, controle de peso, evita a retenção de líquidos entre muitos outros benefícios.

Mulher na esteira

Alimentação no primeiro mês de gestação

Uma alimentação balanceada e nutritiva na gestação também é um dos passos importantes para uma gravidez tranquila. O seu bebê tem necessidades específicas para o seu total desenvolvimento, por isso a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e nutrientes é fundamental ao longo dos nove meses de gestação. Algumas vitaminas como a A e C iram ajudar no desenvolvimento do coração e pulmão e o cálcio e ferro irão ajudar no desenvolvimento da pele, dentes e ossos.

Nutrientes

Antes de engravidar o recomendado é se consultar com um médico para que algumas providências sejam tomadas.

Publicado por Talita
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades