Sedentarismo causas e consequências

O sedentarismo é uma doença que atinge crianças e adultos podendo levar à morte, conheça as causas, consequências e como evitá-lo.

Mulher comendo pipoca

Uma questão muito polêmica nos dias de hoje é o sedentarismo, uma doença empregado às pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física. Ele está diretamente ligado com a modernização de áreas profissionais e a correria do dia a dia, pois as pessoas se tornam acomodadas e evitam qualquer tipo de esforço físico. O sedentarismo pode provocar várias doenças e lesões permanentes no corpo, além de poder levar uma pessoa à morte.

Veja abaixo quais são as causas, consequências e como evitar o sedentarismo.

Sedentarismo causas

O sedentarismo é considerado uma grave doença que atingirá todos nós no próximo milênio. As causas para o sedentarismo está relacionado aos hábitos da vida moderna proporcionada pela evolução da tecnologia nos últimos anos. A cada dia mais e mais pessoas substituem as atividades físicas do cotidiano como andar para ir ao trabalho, escola, supermercado, fazer serviços domésticos e andar de bicicleta por tecnologias que reduzem o consumo energético do corpo. E é a partir deste conforto oferecido pela tecnologia que surge o sedentarismo.

Comendo lanche

Sedentarismo consequências

O sedentarismo traz problemas graves ao corpo devido à necessidade de algum tipo de exercício físico. Entre os problemas de saúde causados pelo sedentarismo estão doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, obesidade, cancro, colesterol alto, infarto do miocárdio, maior incidência de fraturas causadas por quedas e grande queda da imunidade. O sedentarismo aumenta em média 54% de chances uma pessoa ter infarto e 50% de chances de uma pessoa ter derrame cerebral.

Pesando

Sedentarismo como evitar

Para quem é sedentário ou quer evitar o sedentarismo é importante praticar atividades físicas pelo menos 2 vezes por semana. E para quem não está acostumado pode optar por fazer caminhadas, que será um exercício leve e simples. É importante para quem é sedentário procurar a orientação de um especialista, para garantir segurança na hora de suas atividades e evitar lesões nas articulações.

Família praticando atividades físicas

Não se esqueça de que para praticar atividades físicas é importante sempre respeitar os seus limites, para não causar nenhum dano ao seu corpo.

Para saber mais sobre o sedentarismo e suas consequências confira o vídeo do Youtube:

Publicado por Talita
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • francisca vitória guedes cardoso

    06/04/16

    Por isso nós devemos nos exercitar para não ficarmos sedentário.gostei muito desse "texto" me ajudou muito !
    responder
  • bruna nascimento

    28/05/14

    Olá gostaria de saber o nome do autor desse artigo e o ano que foi escrito. aguardo retorno! abraços
    responder
  • joana

    05/02/14

    Bom acredito que seja muito importante a pratica de exercicios pois com eles podemos nos manter em forma !!! : )
    responder

Comentar