Sintomas mais comuns de gravidez

Você mulher, que suspeita de uma gravidez, mas não sabe identificar os sintomas mais comuns, confira alguns aqui e tire suas dúvidas.

mulher segurando exame de gravidezA gravidez é para muitas mulheres um momento muito esperado. Porém algumas mulheres possuem dificuldades de identificar os primeiros sintomas e mais comuns deste período.

Logo que a suspeita da concepção é identificada, é necessária a procura de um médico especialista para acompanhar este momento delicado da vida da mãe e do futuro bebê que está por vir.

Primeiros sintomas da gravidez

Após mais ou menos um mês da concepção, os sintomas mais comuns já começam a aparecer. O primeiro deles é a ausência da menstruação. Este é o principal fator que aponta uma gravidez.

Porém, o que acontece é que algumas mulheres ainda possuem pequenos sangramentos mesmo durante a gravidez, o que pode fazer com que elas não identifiquem um início de gravidez, podendo tomar atitudes que prejudiquem a vida do bebê.

mulher deitada cansada

 

Outros dos sintomas mais comuns da gravidez são: inchaço e escurecimento das mamas, enjoos, cansaço e sono excessivos, desejos incomuns, além do ganho de peso e da aparente “barriga de grávida”. Em algumas mulheres a dor de cabeça constante também é presente nos primeiros sintomas da gravidez.

Primeiros cuidados na gravidez

Assim que a gravidez for identificada e confirmada através do exame de sangue, os primeiros cuidados devem ser providenciados. A futura mamãe deverá procurar um médico de confiança a fim de desenvolver todo o acompanhamento desta gestação. Entre eles estão: adaptação do cardápio para uma alimentação mais rica e saudável e a suspensão das bebidas alcoólicas e o tabaco.

O primeiro trimestre é um dos mais perigosos para a mãe e o bebê, por isto o mínimo de esforço deve ser feito, e quando a gravidez é de risco, é aconselhável o repouso nos três primeiros meses e nos dois últimos da gravidez.

grávida fazendo ultrassom

Assim que a mulher suspeitar da gravidez é recomendado à procura por um médico especialista. Todos os cuidados são essenciais para que o bebê nasça saudável e a mãe não corra nenhum tipo de risco durante o período da gestação.

Lembrando que os sintomas da gravidez podem variar de mulher para mulher, uma vez que ela pode sentir todos eles de uma só vez, assim como pode não sentir e não suspeitar da gestação, uma vez que esta pode não ser planejada.

Saiba mais sobre gravidez

Publicado por Talita
Revisado em 30/06/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades