Tipos de Servidores

A tecnologia avança a cada dia. Os servidores evoluíram, e hoje é através deles que podemos conectar os computadores facilmente:

Servidor

Existem diversos tipos de servidores na rede Cliente/Servidor que são especializados em uma determinada tarefa. Conheça os tipos mais comuns:

Servidor de Arquivo

É responsável pelo armazenamento de arquivos de dados (arquivos de textos, gráficos, planilhas, entre outros) que são necessários para o compartilhamento na rede para outros usuários, sendo que o programa necessário para ler o arquivo é instalado e executado na própria máquina do cliente, e não no servidor, sendo que o servidor tem apenas a função de entregar o arquivo desejado, como 'texto.doc'.

Servidor de Impressão

É responsável por processar os pedidos de impressão dos usuários da rede, onde envia os pedidos para a impressora, e caso haja diversos pedidos realizados ao mesmo tempo, o servidor tem a tarefa de organizar os dados (pedidos) em ordem de chegada ou assim como foi configurado a propriedade.

Servidor 2

Servidor de Aplicações

É responsável em executar e processar os arquivos de dados, ao contrário do servidor de arquivos que somente armazena os arquivos e não os processa, como o Banco de Dados. Tomemos como exemplo: um cliente faz um consulta ao servidor de aplicações e o mesmo realiza a consulta, sendo que o usuário apenas receberá o resultado da consulta que é enviado pelo servidor. Onde é possível vários clientes acessarem e manipularem ao mesmo tempo uma determinada aplicação, fazendo com que todos os dados fiquem sincronizados.

Servidor de Correio Eletrônico

Cadeado

É responsável pelo processamento e entrega de e-mails, seja ele destinado para um usuário da rede ou a uma pessoa fora da rede, que por sua vez é passado para o servidor de comunicação.

Servidor de Fax

É responsável pelo fácil envio e recebimento de fax, onde o computador possui placa de fax, onde a mensagem é passada pelo fax e repassada ao servidor que disca para o número desejado e envia o documento.

Servidor de Comunicação

É responsável pela comunicação entre sua própria rede e outras, como a Internet.

Entenda como funciona os servidores nesse vídeo do Youtube:

Publicado por Ananda Morales
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar