Home » Saúde » Tratamentos

Toc sintomas e tratamento

TOC é um transtorno de ansiedade em que o indivíduo apresenta pensamentos compulsivos e obsessivos, saiba os sintomas e tratamentos.




Homem limpando mesa

Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC é a união combinada de compulsões e obsessões, geralmente pensamentos que invadem a mente, caracterizados por ser desagradáveis e persistentes que fazem as pessoas perderem o controle na verdade.

Elas querem ter o controle destes pensamentos, mas acabam passando do limite de tentar controlá-los e acabam extrapolando, geralmente acompanhados de casos de estresse, ansiedade, depressão e compulsões.

A manifestação do TOC em uma pessoa é de preocupações, desconforto, culpa, aflição, repetições e medo é caracterizado por rituais e comportamentos que acabam influenciando no dia a dia.

Principais sintomas de TOC

Lavando as mãos

É possível analisar um sintoma quando o paciente portador de TOC é impedido de realizar um ritual ou aquilo que lhe causa certo desconforto, quando isso o acontece sofre uma enorme tensão, ansiedade e necessidade de fazer algo. E os sintomas são divididos em sintomas compulsivos e obsessivos:

Sintomas comuns compulsivos

Rezar, tocar em objetos que lhe chamem a atenção, contar placas de carro, objetos, azulejos entre outros, verificar mais de uma vez se janelas e portas está desligado, verificar se não há nada em baixo dos moveis, se o gás está desligado entre outros, organizar, roupas, objetos e ferramentas de certa maneira que não pode ser mudada, lavar-se constantemente para descontaminar, repetir os mesmos gestos com frequência, como estralar os dedos, o pescoço, etc.

Sintomas comuns obsessivos

Pensamentos ilícitos, dúvidas religiosas e morais, receio de se contaminar por sujeira, germes ao tocar ou ir a ambientes sujos e públicos, pensamentos de perda de controle.

Melhor tratamento para TOC

Mulher em terapia

Um médico especialista deve ser consultado assim que os sintomas começarem a atrapalhar sua vida social ou familiar de maneira intensa, pois quando os sintomas avançam, pode até causar outros distúrbios como a esquizofrenia ou até a síndrome do pânico.

Cerca de 30% os brasileiros possuem algum tipo de TOC que pode ser considerado grave ou não, muitas vezes é uma simples mania, mas que se você não realizá-la não sentirá nenhum incômodo por isto, caso contrário pode ser diagnosticada como TOC.

O médico indicará o tratamento adequado para cada caso, em alguns apenas sessões de análise podem resolver, mas a maioria requer o tratamento acompanhado e com medicamentos antidepressivos, antiobsessivo entre outros que ajudam a controlar os sintomas e os efeitos que eles causam.

O TOC pode ser muito comum, mas muito misterioso para algumas pessoas, por isso é preciso tratamento de acordo com cada paciente, pois é diferenciado de acordo com as necessidades de cada caso,

O TOC tem cura, mas requer tratamento continuado, pessoas que sofrem com isto estão mais propensas a desenvolver doenças psicológicas e distúrbios que podem levar até a depressão e assim afetar o sistema imunitário e desencadear outras doenças mais graves, o TOC não escolhe classe social, religião, idade, etnia e não tem preferência entre homens ou mulheres.

No vídeo abaixo mais sobre o TOC, qual o melhor tratamento e como evitá-lo.

Publicado por Talita
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar